Saiba como as datas comemorativas impulsionam o comércio

Tempo de leitura: 3 minutos

0 Flares Facebook 0 Filament.io 0 Flares ×

 

As datas comemorativas e o comércio formam um belo casal. Diversos empreendedores esperam esse grande momento do ano para oferecer boas ofertas para os consumidores e, é claro, vender mais e aumentar os lucros. Essa lógica vale tanto para e-commerces como para lojas físicas.

Há algumas datas no ano que são mais aguardadas que outras. Elas se tornam um verdadeiro sucesso de vendas: dia das crianças, natal, dia das mães, dia dos namorados, dia dos pais e é claro, o famoso Black Friday.

Vamos entender agora um pouco mais sobre como essas datas conseguem impulsionar o comércio e como aproveitá-las da melhor maneira possível!

Por que os consumidores compram mais nessas datas?

As datas mais tradicionais como dia das mães, dia das crianças e outras do tipo são as que mais empolgam o consumidor. Eles querem presentear os entes queridos e, é claro, aproveitar as ofertas que as lojas oferecem.

Uma boa maneira de estimular ainda mais a compra é apostando em combos. As perfumarias fazem muito isso, quando oferecem, por exemplo, quites para o dia dos pais com perfume, boné e creme de barbear. O preço sai muito mais em conta se for comprar cada item separadamente.

Como organizar a logística para esses períodos?

Se você deseja faturar mais nas datas comemorativas, então precisa pensar na logística do estoque. É preciso se preparar com antecedência para pedir mais produtos aos fornecedores que sejam correspondentes à data.

Faça o pedido bem antes. É melhor que o produto chegue com antecedência — você pode guardá-lo no estoque até o período promocional — do que correr o risco de a entrega atrasar. Você também pode pedir um desconto aos fornecedores considerando que o seu pedido será em maior quantidade.

Dessa forma, você pode oferecer promoções mais competitivas ou então obter melhores lucros.

Como programar o meu marketing para as datas comemorativas?

O planejamento de marketing é essencial para esse momento. É por meio da sua divulgação que os consumidores saberão sobre as suas promoções e os produtos com descontos da sua loja.

Primeiro, trace o seu público-alvo e tenha em mente a sua persona. Isso deve ser feito com base nos clientes que a sua empresa já atende. Considere também, nesse caso específico, para quem o seu cliente dará o presente na hora de criar a persona. Ela, certamente, é o tipo de pessoa que se sente muito feliz em presentear alguém que ama.

Outro ponto muito importante é escolher os meios de comunicação para fazer essa divulgação. Os meios digitais devem fazer parte do seu planejamento. Não é preciso, necessariamente um site, caso você tenha uma loja física (apesar de ser algo muito interessante, principalmente para o setor de serviços), mas você pode usar as redes sociais. Afinal de contas, os seus clientes estão nesses locais.

O marketing offline também precisa entrar no seu planejamento. Você pode realizar uma divulgação de curto prazo nas principais rádios da sua cidade. Vinhetas e textos que criam um senso de urgência são excelentes opções para estimular as compras nessas datas.

As datas comemorativas e o comércio são dois termos que produzem um excelente resultado quando há planejamento e foco no mercado.

Quer mais dicas de como aproveitar as datas comemorativas? Então, leia o nosso post sobre como lucrar mais nas datas sazonais do 2º semestre de 2018!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *