Rádios online: Inovação da mídia

Tempo de leitura: 3 minutos

0 Flares Facebook 0 Filament.io 0 Flares ×

Quem não tem uma pasta de músicas no computador ou no celular? Temos aquela seleção para praticar esportes e também para viajar. O problema é que, depois de um tempo, essa lista tão querida fica repetitiva e precisamos de uma nova trilha sonora. Nesse caso, as rádios online podem ser de grande ajuda.

Assim como você pensa dessa forma, o seu cliente também pensa. Isso significa que ele também escuta rádios online, apesar muitos pensarem que esse é um meio de comunicação ultrapassado. A verdade é que esse é um dos meios mais antigos e que conseguiu evoluir e acompanhar a tecnologia com o passar do anos.

O rádio consegue fazer exatamente o que nós como seres humanos precisamos constantemente: se adaptar.

A importância da rádio no nosso dia a dia

Já estamos tão acostumados a ouvir uma rádio em diversos locais da cidade como padarias, lanchonetes, meios de transporte e outros que não nos damos conta de como o rádio é importante nas nossas vidas.

Já imaginou um mundo em que o rádio não exista mais? Parece um mundo bem monótono.

A rádio consegue ser ética e o mais importante: imparcial. Ela precisa tocar uma grande variedade de músicas para um público, dependendo do horário, da região e de outras variáveis. E desde o início esse foi o objetivo.

Em 1920 o mundo presenciou o serviço de radiodifusão, mais parecido com o modelo que conhecemos hoje, que é o serviço de transmissão regular. As primeiras programações criadas tinham como alvo a divulgação e notícias, ou seja, a programação das rádios era basicamente jornalística.

O crescimento da rádio foi grande. Em 1921, apenas 1 ano depois, já existiam 12 emissoras. Em 1924, eram cerca de 530 emissoras apenas nos Estados Unidos. Aqui no Brasil, a primeira transmissão foi realizada em 1922, em comemoração ao centenário de independência do país. Desde então, a transmissão via rádio segue em amplo crescimento, especialmente como mídia digital.  

Os desafios do rádio na atualidade

As rádios possuem um desafio constante assim como outras empresas: manter os ouvintes atuais e conquistar novos. Para isso, esse meio de comunicação precisa se reinventar.

Os seus ouvintes e possíveis ouvintes possuem acesso a esse meio de diversas formas: dentro do carro a caminho do trabalho, no smartphone enquanto pega um ônibus para a faculdade ou mesmo em casa ou no próprio ambiente de trabalho na tela de um computador quando escolhem uma rádio online.

A rádio possui diversas características que são altamente valorizadas no meio digital: ela é versátil, móvel, interativa, se adapta a diversas ferramentas e consegue oferecer serviços de maneira imediata.

Outro desafio que as rádios enfrentam atualmente é manter a interação e o engajamento com os ouvintes. Antes, as pessoas só podiam entrar em contato com a rádio por meio do telefone. Atualmente, há diversas formas de comunicação digital como WhatsApp, Facebook e outros. As rádios precisam estar atentas a todas elas.

As rádios online são ótimas para que o empreendedor consiga se comunicar com o público. Hoje, as pessoas baixam diversos aplicativos de rádios para ouvir músicas variadas e a sua empresa pode aproveitar esse ponto e ter inclusive, o seu diferencial em meio a outras empresas que ainda não entenderam a importância da digitalização da rádio para o crescimento de um empreendimento.

Conheça um pouco mais sobre a nossa história e entenda como as rádios podem se adaptar às novas tecnologias!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *