Rádio: Meio de comunicação em massa

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O rádio está presente em nossas vidas desde muito tempo. Ele, além de nos divertir, também faz companhia a muitos durante o trabalho, no trajeto para casa, no caminho para a faculdade, entre outros momentos. Por ser um meio de comunicação em massa, o rádio consegue transmitir diversos assuntos, que agradam a gregos e troianos.

O rádio conseguiu fazer o que, na época em que foi criado, nenhum outro meio de comunicação conseguia: transmitir a notícia de maneira imediata. Isso fez com que os seres humanos se sentissem “mais participantes” do meio no qual convivem, não só a nível local, como também mundial.

Entre os meios de comunicação em massa, é inegável que o rádio é o mais popular, já que também é que o possui maior alcance. Por exemplo, mesmo pessoas que moram longe do acesso à internet, podem contar com um sinal de rádio. É por meio dessa tecnologia que elas se mantêm bem informadas.

Vamos agora entender um pouco mais sobre esse meio de comunicação em massa e como ele se tornou tão essencial em nossas vidas.

Quais as principais características do rádio?

Por meio de uma pesquisa, foram identificadas as principais características do rádio, especialmente os seus diversos pontos positivos e o que faz dele ainda uma excelente forma de se comunicar com outras pessoas. Segue abaixo quais são elas:

  • o rádio alcança qualquer público, não importando idade, gênero, cor, etnia…;
  • valoriza o sentido da audição e também de assimilação das informações transmitidas;
  • estimula a imaginação pois, por meio de sinais sonoros, o ouvinte consegue “criar” imagens na mente;
  • consegue oferecer um diálogo único entre o ouvinte e interlocutor, oferecendo um tom mais amigável e coloquial, atraindo a atenção das pessoas;
  • a linguagem direta utilizada pela rádio faz com que o ouvinte esteja mais próximo desse veículo de comunicação. Dessa forma, ele percebe o quão útil e esperada é a sua participação na programação;
  • por meio de anúncios na rádio, as empresas conseguem alcançar um público específico, oferecendo assim, maior poder de segmentação. Algo que outras mídias tradicionais não conseguem. Por exemplo, é comum que cada radialista tenha uma tom de voz compatível com a programação;
  • é um meio multidimensional, já que consegue oferecer mobilidade e liberdade para o ouvinte.

Essas características, principalmente quanto ao aspecto liberdade, se torna cada dia mais real com o uso do rádio nos smartphones.

Qual a importância desse meio de comunicação em massa?

Em 1922, o Brasil fez a sua primeira transmissão de rádio, lá do topo do Corcovado na cidade do Rio de Janeiro. A partir disso, esse veículo passou a ganhar mais força e, em 1932, durante o governo do então presidente Getúlio Vargas, permitiu que as rádios pudessem inserir campanhas publicitárias em sua programação. Foi assim que o programa a Voz do Brasil começou a funcionar e se mantém nos dias de hoje.

Em dois momentos, a “morte do rádio” chegou a ser anunciada. Com o avanço da tecnologia, muitas pessoas acreditarem que esse era agora um meio de comunicação ultrapassado. Porém, a força do rádio era e é tão grande, que ele conseguiu se adaptar, seguindo firme e em amplo crescimento. Ele consegue oferecer lazer, notícia e entretenimento para uma parcela significativa da população.

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