Quanto custa um anúncio no rádio?

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Algumas pessoas acreditam que um anúncio na rádio pode custar muito caro e que o retorno não é tão bom assim. Não poderiam estar mais enganadas. O custo de um anúncio no rádio é bastante acessível e consegue caber no bolso das empresas não importa o tamanho. Isso porque esse custo depende de uma série de variáveis e você pode contratar um anúncio de acordo com as necessidades da sua empresa.

Fatores como duração do anúncio, quantidade de inserções, horários de exibição, abrangência e outros fazem a diferença e podem modificar consideravelmente os custos do seu anúncio no rádio. Veja abaixo como cada um deles interfere nesse valor e o motivo disso.

Audiência

A audiência se refere às pessoas que vão ouvir o seu anúncio. Esse direcionamento é de extrema importância, afinal de contas, você deseja atingir quem realmente precisa da sua solução e, consequentemente, deseja comprá-la. Em 2014, uma pesquisa constatou que o Brasil é o segundo país que as pessoas mais ouvem rádio, ficando atrás apenas da Argentina.

Com o uso dos smartphones, cerca de 90% da população tem acesso à rádio 24 por dia, 7 dias por semana. Sendo assim, a audiência não será um problema. Pesquisas do IBOPE (Instituto Brasileiro de Opinião Pública e Estatística) e a participação dos ouvintes são algumas das variáveis que ajudam a medir a audiência de cada rádio em horários determinados.

Abrangência

Aqui estamos falando da localização, ou seja, do alcance que o seu anúncio terá. Muitas pessoas acham que escolher a rádio que é ouvida por um raio maior de distância é a melhor opção, mas nem sempre é assim. Afinal de contas, se o seu negócio é bem específico para uma determinada região de que adianta expandir para outras? Você estará gastando seu dinheiro em algo que não vai trazer bons resultados.

Para isso, é preciso que você faça, antes de contratar o anúncio no rádio, uma segmentação de público, determine quem é o seu público-alvo (idade, gênero, função que exerce, entre outras características) e também a sua persona. Dessa forma, o alcance do anúncio será melhor direcionado e assim, você terá feito um excelente investimento.

Tempo de comercial

Esse fator dependerá do tamanho da mensagem que deve ser passada no anúncio. Nesse caso, quanto maior o tempo da mensagem, maior o investimento que será necessário para manter o anúncio. Além do tempo do anúncio em si, também deve ser levado em consideração por quanto tempo esse anúncio ficará sendo divulgado.

Nesse caso, você precisa determinar o objetivo desse anúncio. Por exemplo, se for para divulgar uma promoção, ele deve ter o tempo suficiente até que essa promoção acaba. Afinal de contas, vinculá-lo após o encerramento dela pode trazer sérios prejuízos e, ao chegar no seu estabelecimento, o cliente pode até se sentir enganado e isso é péssimo para os seus negócios.

Lembre-se: na hora de fazer o seu anúncio seja objetivo e claro. As pessoas, assim como você, também estão muito ocupadas e não têm muita paciência para ficar ouvindo um anúncio por muito tempo. Por isso, um anúncio no rádio por alguns segundos pode ser o suficiente. Não se esqueça de colocar uma forma de contato como telefone ou e-mail.

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