Passo a Passo para alcançar o 1º lugar na mente do consumidor

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passo a passo para alcançar 1º lugar na mente do consumidorAtualmente, como um mercado cada vez mais competitivo, consumidores mais exigentes e cada dia que passa e inovações e responsabilidade social e ambiental, sobreviver no mercado se torna uma tarefa cada vez mais difícil. No entanto, mesmo tendo esta missão, que por si só já é complicada, sobreviver não é suficiente. É necessário construir uma marca (branding) que seja “top of mind”, ou seja, que esteja em primeiro lugar na mente e no coração dos consumidores.

Se por um lado alcançar esta posição não é algo simples, por outro lado ela é totalmente possível. Para que os produtos e/ou serviços de seu nicho de mercado seja automaticamente associado pelo consumidor a sua marca, e necessário adotar algumas estratégias centradas no marketing para que isso ocorra.
Dentre essas estratégias estão a consistência da comunicação, o contínuo relacionamento com o consumidor e o foco no mesmo. E se estamos tratando de comunicação, estamos necessariamente tratando de canais de comunicação. Na sequência, focaremos em um canal específico que ira te auxiliar a tornar sua empresa top of mind: a rádio, incluindo o marketing e as possíveis ações no rádio.

O poder do rádio na comunicação
Apesar de serem crescente na web os serviços de streams, como o Spotify e o Youtube, o rádio continua a ser bastante ouvido no Brasil, a exemplo dos rádios em Goiás, e por isso o marketing no rádio e as ações no rádio não podem ser deixadas de lado.
Para se ter ideia desta importância, se apenas no estado de São Paulo determinada empresa anunciar em todas as rádios  FMs, esse anuncio ira atingir 96% de toda a população do estado. Isso significa que mais de 49 milhões de pessoas ouvirão o anúncio. Isso é ainda mais importante se considerarmos que em outros estados a midia tem ainda mais poder de penetração entre a população, como os rádios em Goiás.
Como se não bastasse isso, o rádio ainda é um canal de anúncio barato quando comparado a outras mídias, permite a mobilidade do ouvinte e atinge um público extremamente heterogêneo.

Ações de marketing na rádio
Agora que você já sabe da importância de ser uma empresa top of mind e as características do rádio como mídia, agora é hora de saber como fazer marketing no rádio, ou seja, como desenvolver ações no rádio
.
A forma clássica de fazer isso é através dos jingles, que nada mais são que propagandas musicadas, isto é, com letra, arranjo e ritmo, feitas para “grudar” na cabeça do seu consumidor em potencial. Isso porque essa propaganda chiclete fica na cabeça do ouvinte, fazendo com que ele se lembre dela quando estiver diante de algo que tenha relação com sua marca. Apesar de a criatividade mandar nesta hora, é preciso fazer algo adequado o público. Assim, por exemplo, nos rádios em Goiás é possível fazer um jingle que remeta ao sertanejo, presente no cotidiano dos moradores do estado.

Outra forma de fazer ações na rádio é através do patrocínio de determinado programa. Neste caso, é preciso levar em consideração o conteúdo do programa, pois quem o ouve depende de sua programação, ou seja, são públicos específicos. Dessa forma, é possível direcionar melhor a mensagem, segmentando o público e obtendo melhores resultados.

Por fim, não há duvidas que o marketing na rádio e uma ferramenta extremamente poderosa e necessária para uma empresa se tornar top of mind, em especial em locais nos quais têm uma presença forte, como os rádios em Goiás. Mas assim como qualquer outra estratégia, é necessário que as ações sejam desenvolvidas com excelência para que não cause o efeito contrario do desejado.

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