5 Dicas para fazer um Planejamento eficiente para sua empresa em 2019

Tempo de leitura: 3 minutos

0 Flares Facebook 0 Filament.io 0 Flares ×

5 dicas para fazer um planejamento eficiente para sua empresa em 2019

O final de 2018 se aproxima e eis que é chegado o momento de começar a se planejar para 2019. É preciso tomar uma série de decisões para que o seu negócio tenha mais sucesso no próximo ano e que supere as expectativas de vendas que foram traçadas para 2018. Assim, é muito importante fazer o planejamento empresa 2019.

A questão é: por onde começar? São tantas as variáveis e fatores que devem ser analisados que não é difícil se sentir perdido em meio a tudo isso.

Para ajudá-lo nessa importante missão, listamos abaixo 5 dicas que o orientarão a fazer o seu planejamento empresa 2019 de forma mais simples!

1. Analise o ano de 2018

Chegou a hora de fazer um pequeno balanço de 2018. É claro que sua loja ainda pode e vai vender muito até o final do ano. Afinal de contas, a Black Friday e o mês de dezembro é um dos mais esperados pelas empresas, mas é possível realizar uma estimativa com base nos meses anteriores.

E não estamos falando apenas do setor financeiro, mas também de outros como o de marketing e gestão. Eles cumpriram o papel que lhes foi direcionado ao longo do ano, conseguiram ser eficientes? Faça uma reunião com as equipes e faça um balanço entre os resultados positivos e negativos. Dessa forma, fica mais fácil tomar boas decisões para o ano que vem.

2. Peça a opinião do seu cliente

Não há nada melhor do que a opinião dos nossos clientes para oferecer um direcionamento melhor do que fazer para 2019.

Ele é o seu maior foco, então, nada mais justo que perguntar a ele em que ponto a sua empresa pode melhorar e em que ponto as coisas podem mudar. Para isso, você pode fazer uma pesquisa por telefone, WhatsApp, SMS, por e-mail, entre outros meios de comunicação.

3. Analise os concorrentes

Olhar para os concorrentes também é importante nesse momento de preparação. Você deve se perguntar, por exemplo, por que aquele concorrente vendeu mais do que a sua empresa se vocês oferecem os mesmos produtos. O que ele tem que eu não tenho?

Fique atento também aos pontos fracos deles. Pode ser a sua chave para o sucesso. Portanto, investigue também por que você vendeu mais do que um determinado concorrente. Descubra quais erros ele comete para que a sua empresa nunca cometa o mesmo.

4. Trace metas

Como você vai chegar a algum lugar se não sabe para onde quer ir? Em tudo nas nossas vidas é importante ter metas, especialmente quando o assunto é o seu negócio.

As metas elas precisam ser razoáveis e, acima de tudo, mensuráveis. Por exemplo, digamos que a sua meta para o ano que vem é vender 10% a mais que o ano de 2018. Você pode dividir essa porcentagem durante os meses.

5. Determine quais estratégias serão usadas

Você já traçou as metas e agora precisa saber como irá cumpri-las. Para ajudá-lo melhor nesta etapa, vamos a um exemplo.

Vamos pensar nas suas estratégias de marketing. Você está pensando em montar um blog para sua empresa, investir em mais anúncios nas redes sociais, mas, em 2019, vai investir também no marketing offline. Por exemplo, quando houver uma boa promoção, anunciar no rádio tende a ser uma excelente escolha.

Quais outras dicas você daria para um planejamento empresa 2019 mais eficiente? Comente aqui!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *