Quer vender mais? Faça parte do cotidiano das pessoas

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Uma boa forma de vender mais é participando do cotidiano das pessoas, ou seja, você precisa fazer parte da vida das suas personas. A partir disso, você começa a criar um relacionamento, algo fundamental não só para vender, mas para transformar a persona em um cliente fiel, o que é ainda mais gratificante e lucrativo para a empresa.

Vamos falar agora um pouco sobre a relação entre os clientes e leads e as marcas, como ampliar, manter e solidificar essa relação tão importante para qualquer empresa.

Como funciona o ciclo de compra do consumidor?

Para entender como criar uma relação mais íntima entre a marca e o cliente e fazer parte do cotidiano das pessoas, é preciso entender sobre o ciclo de compra do consumidor, ou seja, quais os passos que o seu público-alvo faz até se decidir por realizar uma compra.

O ciclo de compra do consumidor ou jornada do consumidor começou a surgir com base em informações do CRM da empresa. Sabendo alguns hábitos gerais da maioria dos consumidores foi possível identificar qual é o caminho que leva alguém a comprar algo. Vamos entender um pouco melhor cada uma das etapas desse ciclo.

Etapa 1: conscientização

O primeiro passo é a conscientização, ou seja, a persona entende que ela tem um problema e precisa resolvê-lo de alguma forma. A questão é que ela ainda não sabe qual marca pode ajudá-lo a trazer essa solução e, em alguns casos, não sabe nem qual produto ou serviço precisa. Nesse momento, é bem provável que esse consumidor pense logo nas marcas com as quais tem maior relacionamento e confiança.

Etapa 2: consideração

Agora que essa persona já sabe qual é a solução da qual precisa, ela começará a comparar uma marca com a outra para saber o melhor custo-benefício de cada empresa. O que deve ser feito aqui é oferecer informações sobre o seu produto ou serviço e oferecer bons motivos para que o consumidor prefira a sua empresa e não a do seu concorrente.

É principalmente nesse ponto que entra o marketing e a propaganda. O uso do Inbound Marketing, tanto nos meios online quanto no offline são essenciais. Por exemplo, uma propaganda na rádio mostrando os benefícios de um produto de beleza para a pele do seu consumidor é uma forma de mostrar todo o potencial da sua marca e mostrar que a sua empresa entende a “dor” do consumidor.

Esse é um ótimo momento de criar uma maior relação com o público-alvo, pois ele certamente ouve rádio em algum momento do dia (mais de 90% dos brasileiros fazem isso). Se fazer presente de forma constante é importante, afinal de contas, quem não é visto não é lembrado.

Compra

É nesse momento em que a empresa recebe o retorno de todo o investimento em marketing e propaganda. É aqui que os benefícios chegam, tanto para a empresa quanto para o consumidor. Agora que você já conseguiu chamar a atenção dele é importante mantê-la e assim, criar um relacionamento mais íntimo com o passar do tempo.

Retenção

Aqui o consumidor vai experimentar o seu produto ou serviço e é muito importante que você esteja ao lado dele nesse momento. Por exemplo, ele pode ter dificuldade de utilizar, não saber como guardar, entre outras informações que a sua equipe deve estar preparada para ajudar.

Se o cliente gostar do seu produto e dos seus serviços ele certamente se tornará mais íntimo da sua marca e um cliente fiel, ajudando a promover o seu negócio, influenciando outras pessoas.  

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