Pós-venda de qualidade: 4 dicas para encantar seus clientes

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Muitas empresas se focam apenas em conquistar o cliente e depois que a compra acontece, o deixam de lado e não fazem o pós-venda. O grande problema aqui é que estão perdendo uma chance valiosa de fidelizar esse cliente e reverter em lucros todo o investimento que foi realizado para conquistá-lo.  O pós-venda é uma forma de mostrar ao cliente que você se importa com ele e que ele é único para a empresa.

Um cliente fiel pode custar de 5 a 7 vezes menos que conquistar um novo cliente. Afinal de contas, essa tarefa da foi feita e com sucesso já que a compra foi realizada. Se você quer que ele compre outras vezes e defenda a sua marca por aí, então precisa saber como fidelizar o seu cliente fazendo um pós-venda de qualidade.

Pós-venda: como fazer?

1. Ofereça descontos

Quem não gosta de descontos? Oferecer descontos para quem já fez uma compra no seu estabelecimento é uma ótima maneira de encantar o cliente. Ofereça um desconto exclusivo, apenas para os clientes da loja. Você pode até fazer um desconto progressivo de acordo com o tempo que aquela pessoa tem como cliente do seu estabelecimento. É uma forma de valorizar esse relacionamento.

2. Envie conteúdo relevante

Uma ótima maneira de cativar e conquistar o seu cliente é oferecendo bom conteúdo, algo que ele realmente precise. Você pode criar blog posts para o seu site, pode produzir e-books, infográficos, vídeos e mais uma série de tipos diferentes de conteúdo. Lembre-se de direcionar o tipo de conteúdo para essa pessoa que já fez uma compra.

Por exemplo, digamos que o cliente já comprou uma bota na sua loja, se preparando para o inverno. Que tal criar para ele um conteúdo que mostre como combinar esse calçado com outras peças? Ou então, como cuidar dessa bota para que ele dure por muito tempo? Isso certamente será bastante útil.

3. Avise sobre as novidades com exclusividade

Que tal dar a preferência dos novos produtos que chegaram à loja para os clientes mais antigos? Assim que chegar as novidades, avise a eles primeiro e, alguns dias depois, divulgue nas redes sociais e em outros meios de comunicação para conquistar novos clientes. Essa prioridade dada aos clientes mais antigos mostra a preocupação e a valorização que a sua empresa tem por esse relacionamento.

4. Peça feedback

O seu cliente adquiriu um produto ou serviço com a sua empresa. Você pode pedir a ele um feedback, ou seja, uma opinião sobre o que acabou de adquirir. Esse feedback pode ser, por exemplo, perguntando como foi o momento da compra, pode ser também sobre o produto ou serviço em si, se está de acordo com o imaginado ou também se está sendo, de fato, útil ao propósito.

O ideal é pedir esse feedback cerca de 1 semana depois da compra ou mais. Assim, ele terá tempo para utilizar o produto. Essas opiniões são muito valiosas, pois ajuda a sua empresa e melhorar.

Além das dicas de pós-venda listadas acima, há outras que você pode aplicar no seu negócio. Por exemplo, não deixe de entrar em contato em datas especiais, faça nutrição desses clientes por meio do e-mail e não se esqueça de dar todo o suporte necessário para esse cliente depois da compra. O cliente é o ativo mais importante da sua empresa.

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