Por que as pessoas amam rádio?

Tempo de leitura: 3 minutos

0 Flares Facebook 0 Filament.io 0 Flares ×

De acordo com a pesquisa do Kantar Ibope Media, 89% da população mundial ouve rádio. Você já parou para pensar como um veículo de comunicação que teve o seu primeiro momento na história em 1901 consegue resistir até os dias de hoje? A rádio se reinventa e, por isso, é tão amada pelas pessoas, ela busca sempre acompanhar e oferecer o que público quer.

Vamos agora entender um pouco sobre esse amor do público pelo rádio, sua história e por que esse meio de comunicação em massa é tão popular!

História do rádio

A primeira transmissão da história ocorreu em Dublin, em 1901, em uma regata de Kingstown. Quando o assunto é invenção do rádio, o nome de Guglielmo Marconi sempre está relacionado, sendo considerado o criador do rádio. Mas, para que esse grande dia pudesse acontecer, outras pessoas precisaram fazer descobertas, bem antes de 1901.

Primeiro de tudo, as ondas utilizadas para fazer a transmissão da rádio foram descobertas em 1860 pelo escocês James Maxwell. Essa descoberta, por sua vez, só foi divulgada em 1886 por outra pessoa, Heinrich Hertz. Daqui você já pode imaginar que o nome Hertz não é por acaso. A partir dessas descobertas foi que Marconi deu origem ao telégrafo sem fio que, por sua vez, deu origem à primeira transmissão de rádio.

Pois é, essa transmissão que aconteceu em 1901 não foi uma transmissão tal qual conhecemos hoje, ou seja, por meio da voz. Esse tipo de transmissão só aconteceu mesmo em 1921 pela primeira vez. Aqui no Brasil, a primeira transmissão ocorreu em 1923 e na ocasião, os ouvintes acompanharam a ópera de O Guarani e também um pronunciamento do Presidente Epitácio Pessoa.

A era de ouro da rádio

O rádio teve a sua era de ouro e os pais e avós de vocês podem falar sobre o assunto. Muitos dos grandes atores de conhecemos hoje como Francisco Cuoco, Lima Duarte e outros começaram no rádio fazendo as famosas radionovelas. Além disso, existiam os programas de auditório, humorísticos e outros. A rádio passou por um processo de massificação no qual mais pessoas tiveram acesso ao equipamento e podiam acompanhar seus programas favoritos.

Por que ouvimos rádio?

A maioria da população ouve rádio e a tecnologia só ajudou a deixar isso muito mais fácil. Por exemplo, você pode ouvir rádio a hora que quiser com o seu smartphone. A facilidade de ouvir rádio é grande, pois você não precisa de internet: basta apenas conectar a sua emissora favorita.

Veja abaixo mais alguns bons motivos pelos quais amamos o rádio!

É democrática

Não importa onde você mora, a sua conta bancária, o seu grau de instrução ou qualquer outra característica. O acesso à rádio é democrático. Um simples rádio pequeno e com baixo custo pode oferecer o mesmo entretenimento que o rádio mais caro do mundo.

É próximo

O rádio tem o poder de aproximar as pessoas. Ao contrário da maioria dos programas de TV, as pessoas podem ligar e participar dando suas opiniões, protestando, pedindo música. Além disso, você é uma pessoa com um nome e é assim que o locutor trata todos os ouvintes.

É divertido

O rádio consegue oferecer inúmeros programas de entretenimento. Ele consegue oferecer muito além da música. A depender do programa, pode ser um momento de protesto ou um horário com as principais notícias do dia. Mesmo um programa com notícias importantes como uma espécie de jornal, pode ter um teor de humor.

E você? Por que ouve rádio? Comente aqui e mostre a todos como esse meio de comunicação é importante no seu dia a dia!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *